Eixos e Parafusos Prisioneiros

O parafuso prisioneiro é uma haste de formato reto, sem cabeça, que possui uma ou duas roscas em suas extremidades. Além disso, apresenta um corpo liso na parte central de sua haste, que serve de apoio no momento de sua aplicação.

É muito utilizado em locais onde seja necessária a fixação através dos dois lados, como rolamentos de mancais. O formato da parte lisa da haste permite, ainda, um melhor acoplamento mesmo em aplicações mais difíceis.

Esse modelo de parafuso se tornou conhecido pela segurança que oferece nos projetos onde a montagem e desmontagem acontece com certa frequência. Algumas das aplicações mais comuns são: rolamentos, flanges e outras peças internas. 

Por serem extremamente relevantes em projetos e se adaptarem a várias necessidades, os parafusos prisioneiros podem ser encontrados em diversas configurações. Conforme a necessidade, as roscas podem possuir comprimentos diferentes em cada extremidade (um lado maior e outro menor) ou, ainda, roscas de comprimentos equivalentes e uma pequena haste lisa. Além disso, esse modelo de parafuso pode ter passos diferentes e também apresentar roscas em sentidos opostos, ou seja, de um lado rosqueia no sentido horário e no outro, anti-horário.

Na maioria das vezes, a fixação do prisioneiro se dá através da haste presa com porca e arruelas aplicadas em suas extremidades, onde se realiza a pré-montagem na peça e, após isso, é feito o aperto. Isso permite que elas sejam desmontadas e montadas novamente.